Como fazer um jardim com pedras?

Jardim como estava inicialmente

Este post é para mostrar, sucintamente, como fazer um jardim com pedras. No caso mostrado, estamos “reformando” e “revitalizando” um jardim residencial que já existia, mas estava em más condições. Neste trabalhos foram substituidos espaços de grama ruim por pedras para jardim.

O jardim como estava inicialmente é mostrado na foto acima. Tinha algumas plantas cercadas por seixos redondos. Segue o passo a passo do que foi feito:

1. Foi retirada todas as pedrinhas que já estavam no jardim. Como no nosso caso não tinha sido colocada uma manta entre as pedrinhas e o solo, este trabalho foi bastante difícil, pois o seixo acabou “se enterrando” no jardim.

2. Foi então retirado o manacá-da-serra que havia morrido por falta d’água e plantada uma Cicas. Também foi feita a regularização do solo com uma régua (aqui se puxa com uma placa de madeira de aproximadamente 1,20 metros a terra para evitar irregularidades no solo onde vão ser aplicadas as pedrinhas).

3. Em seguida, fou aparada a grama (ou o que restava dela) e determinado o espaço onde seriam aplicadas as pedrinhas. Neste caso, o proprietário queria aproveitar a grama que já existia no jardim. Foram então colocados limitadores para separar os dois espaços. Os limitadores devem ser enterrados de maneira a deixar aproximadamente 1,5 cm para fora da terra.

4. Foi então colocada uma manta onde serão aplicadas as pedrinhas. Essa manta server para evitar que as pedrinhas entrem em contato com a terra, evitando que elas acabem por ser enterradas ou que peguem sujeira. Ela também faz com que a água da chuva possa ser absorvida pela terra. O seu preço é de aproximadamente R$2,00 reais por metro, o que é viável dado o aumento do tempo de vida das pedrinhas.

5. Por fim, foram aplicadas as pedrinhas. Para esse jardim foram utilizados 20 sacos de 30 kg. Um rastelo foi utilizado para uniformizar a camada de pedras.

Todos os gastos com material (a planta, as pedras, a manta e os limitadores) totalizaram cerca de R$400,00.

As pedrinhas utilizadas foram as nossas pedras brancas para jardim, disponíveis para compra pelo site. Saiba mais!

7 Comentários
  1. MARI disse: - reply

    Gostei das dicas!!!

    Vou tentar fazer meu jardim… Obrigada!!! Mári

  2. Greggória disse: - reply

    Muito bacana da parte de vocês repassarem esse conhecimento.
    Obrigada! Vou agora mesmo tentar fazer o meu jardim. Só me falta saber que manta é essa, onde posso acha-la.

    Ate +.
    Obrigada!

  3. Cristiane disse: - reply

    Boa noite,
    estou pensando em reformular meu jardim e gostaria de usar pedras. Porém, onde pretendo utilizá-las existe grama. Se eu colocar a manta sobre a grama, ela irá morrer?, ou seja, não virá pelo meio das pedras?

    Obrigada!

    • admin disse: - reply

      Olá Cristiane,

      Geralmente no projeto do jardim se separa a parte que vai pedras e a parte que vai grana. Se você quiser colocar as pedras em um ambiente que tem atualmente grama, recomenda-se arrancar a grama. Quando há grama ou outro tipo de plantas, estas podem crescer por debaixo da manta e nascer em meio às pedras (especialmente quando é mato).

      Algumas mantas mais grossas podem impedir este efeito, mas o melhor beneficio das mantas é evitar que as pedras sejam enterradas ou se sujem.

      Até mais,

  4. Gostaria de saber quantos kg de pedra é utilizado para fazer um jardim de inverno com 2,55 m². Sabe me dizer?

    • admin disse: - reply

      Bom dia Silvia,

      Geralmente recomendamos que se utilize um saco para cada m². No seu caso, recomendaríamos 3 sacos de 30 kg.

      Atenciosamente,
      Murilo.

  5. Adorei a dica do jardim… ficou lindo!
    Tenho uma pastor alemâ e ela comeu quase toda a grama do meu jardim… tenho um coqueiro fênix que fica no centro e mais nada. Gostaria de saber se colocar essas

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *